Refsheet-Halogaland-bridge-mainimg

Noruega

Ponte Hålogaland

Descrição do Projeto

A Ponte Hålogaland é uma ponte de suspensão de 1,533 m de comprimento em qual atravessa o Rombaksfjorden, no município de Narvik, no condado de Nordland, na Noruega.

A Ponte Hålogaland fará parte do projeto E6 Halogaland Highway. O projeto inclui a construção de dois túneis curtos, o Ornestunnelen e o Storlikolltunnelen, conjunto com a construção de duas novas estradas nos dois lados da ponte Hålogaland. A estrutura irá reduzir a distância de condução entre Narvik e Bjerkvik por 18 km e entre Narvik e Bjørnfjell por 5 km.

A ponte Halogaland de 1,5 km será a segunda ponte suspensa mais longa da Noruega. O vão da ponte será construído como uma viga de caixa de aço fechada sobre cinco pilares com altura variando de 12 ma 30 m, com uma altura nítida de 40 m e uma largura livre de 200 m.

O escopo de mageba

mageba forneceu duas juntas de dilatação TENSA®MODULAR do tipo LR17 com um comprimento total de 27,8 m. As juntas são equipadas com o sistema Quck-Ex, trazendo enorme vantagens caso há uma necessidade de futuramente substituir a junta.

Os pilares principais são suportados por dois aparelhos de força horizontais RESTON®FORCE. Esses são projetados para uma carga horizontal máxima de
1.800 kN (ULS) e movimentos longitudinais de +/- 450 mm e com um peso de 4 toneladas cada. Uma questão crítica dos aparelhos é a acomodação das rotações verticais. Para fornecer a melhor solução possível, uma almofada Elastomérica foi instalada dentro do aparelho. Duas unidades de transmissão RESTON®STU Shock projetadas com uma carga axial máxima de 10,400 kN (ULS), um curso axial de +/– 450 mm e um peso de 6 toneladas. Devido ao espaço limitado no local, as unidades foram projetadas com duas câmaras separadas com diferentes volumes de óleo.

Refsheet-Halogaland-bridge-RESTON-FORCE-bearing-installation

Instalação de uma RESTON®FORCE – aparelho anti força horizontal

Refsheet-Halogaland-Tensa-Modular-expansion-joint-delivery

Entrega da junta de dilatação TENSA®MODULAR

Data chave

Produtos:

TENSA®MODULAR Junta de dilatação LR17 equipada com Quick-Ex, RESTON®FORCE Aparelho de apoio com resistência horizontal modelo FE-1800, RESTON®STU Unidade de transmissão

Conclusão:

2018

Cidade:

Narvik

Tipo:

Ponte suspensa

Vão principal:

1,145 m

Comprimento:

1,533 m

Conclusão:

2018

Proprietário:

Governo da Noruega

Empreiteira:

Sichuan Road and Bridge Group

Engenheiro:

COWI