TENSA-FLEX-RC-mainimg

Juntas tipo dedos

TENSA-FLEX RC

product_logo_expansion-joints

Junta de dilatação

Características

  • Typical movements: 100 to 800 mm

  • Projetação modular

  • Nenhum equipamento de elevação necessário para instalar placas da junta

  • Substituição fácil de placas da junta

Princípio

As juntas do tipo dedos deslizantes TENSA-FLEX mageba são juntas de dilatação para pontes com movimentos de até 800 mm. Elas consistem de placas de dedos em aço e contrapartes que são vulcanizadas em elastômero durável. As placas com os dedos são pré-tensionadas para baixo, como resultado de uma ligeira inclinação na instalação e, assim, mantêm contato constante com as contrapartes no lado oposto do vão da ponte. Isto as impede de sobressair acima da superfície de condução, devido aos assentamentos ou rotações da ponte. As placas com os dedos são fixadas de forma não-rígida à ponte por meio de parafusos de fixação, reduzindo o efeito de momento de carga na estrutura. Elas podem ser fixadas diretamente a uma superfície de concreto especialmente preparada, ou parafusada a uma subestrutura de aço separada, que será concretada à estrutura principal. A orientação dos dedos, no sentido de tráfego dos veículos, minimiza as emissões de ruído e maximiza o conforto do motorista.
Um canal de drenagem, pendurado por baixo da junta e ligado aos perfis laterais, conecta-se ao sistema de drenagem da ponte.

Aplicações

As juntas do tipo dedos deslizantes TENSA-FLEX RC são adequadas para utilização em locais de tráfego pesado. O seu sistema especial de ligação por encaixe as tornam particularmente úteis quando o impacto sobre a estrutura principal deve ser minimizado. O sistema está concebido de forma modular, permitindo que as placas possam ser individualmente substituídas de forma rápida quando necessário.

TENSA-FLEX-RC-img1

Canal de drenagem

TENSA-FLEX-RC-img2

Ponto de ligação da mangueira para simplificar a limpeza do canal de drenagem

TENSA-FLEX-RC-img3

Substituição gradual de uma junta de dilatação antiga (ao centro) por uma nova junta TENSA-FLEX (atrás), com a ajuda do sistema "Mini-Fly-Over" (frente)

TENSA-FLEX-RC-img4

Ilustração do passo-a-passo de substituição da junta usando o sistema "Mini-Fly-Over"

TENSA-FLEX-RC-img5

Preparação da superfície de conexão

TENSA-FLEX-RC-img6

Colocação das placas de dedo